quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

PSICOSE (1960) - de Alfred Hitchcock

PSICOSE (1960)

      
     O lançamento de "Intriga Internacional" (1959) deixou mais uma vez a marca de Alfred Hitchcock
no cinema, mas "Psicose" ou "Psyco"(1960) foi uma de obras mais obstinadas nestes quase 125 anos da sétima arte, seus filmes de suspense continuam insuperáveis e o diretor foi responsável por uma escola de outros grandes diretores, entre eles Steven Spielberg ("A Lista de Schindler "(1992)), Stephen King ("O Iluminado (1980)"), George Lucas ("American Graffiti (1979)"), David Lynch ("O Homem Elefante (1980)") e N. Shyamalan ("Desfragmentado (2016)") só para citar os mais conhecidos.
    Porque "Psyco" (1960) é um filme obstinado? O Leão da Metro-Goldwin-Mayer não deu um único centavo para ser produzido, o Diretor Alfred Hitchcock que teve que sacar seu próprio dinheiro e montar sua própria produtora, ou seja, "Psicose" se trata de um filme alternativo montado e editado pelo próprio, apenas depois de produzido é que o estúdio Paramount resolveu ficar a cargo da distribuição. 
     A motivação de Hitchcock por fazer um filme em preto e branco, com detalhes sombrios veio do livro "Psycho" escrito em 1959 por Robert Bloch que retrata verdadeira história de Ed Gain um cara feio e carrancudo, assassino serial que matou uma mulher e suspeito pela morte de mais duas desaparecidas - imagino que isso devia fazer o cérebro do diretor ferver.
   CINCO vezes indicado ao Oscar de Melhor Diretor  - aconteceu quase o mesmo com Charles Chaplin  - ganhou apenas aquele pela sua obra, quem viu, quem conhece as suas histórias a de seus filmes sabe que isto é pouco, mas Oscar não interessa para quem usa o cérebro e adquire conhecimento através de filmes ousados e que não envelhecem, tem o lado dos fãs e do público.
    Psicose foi dirigida por Alfred Hitchcock com jogo de luzes em preto e branco, com seu incrível dom de fazer as sombras ganhar viva, tornando o medo real, colocando o público de forma simbiótica dentro do filme, transformando um novo ator com "cara de anjo" num dos assassinos seriais mais temidos da história do cinema e matando a protagonista na primeira cena...calma! Psicose não termina aí, está recém começando...A esposa de Hitchcock fez parte da produção e foi a culpada por imortalizar  Anthony Perkins no papel de Norman Bates, Alfred treinou a lindíssima Janet Leigh Marion Crane) para fazer uma das cenas mais clássicas de toda a história do cinema.
     O filme "Psicose" é de domínio público, qualquer um pode assistir a hora que bem entender até no YouTube, Metacafe ou no VK, mas à noite...experimente ver à noite! Hitchcock faria esta recomendação; ou veja no cinema, existem salas que alugam para turmas da cursos da área de humanas, cinema, política, sociologia, fãs etc.  Ou no youtube mesmo:




 Obrigado aos leitores do Blog

Sala de Descontrole

E Para Terminar "Show Must Go On"

Composta por Waters no álbum The Wall Pink Floyd e mais tarde pelo Queen possuem a música com o mesmo título, sob diferentes aspectos ela...