Faltam apenas 14 dias para um dos filmes mais esperados da obra cinematogrâfica de George Lucas serem estreados no mundo inteiro. Nunca irei me esquecer no dia em que vi o segundo episódio Star Wars - O Império Contra Ataca (hoje em dia Episódio V) e aquela amarga lembrança de quem nasceu na década de 70 : "I am your father", Impossível, Luke Skywalker ser filho do maior vilão da galáxia, aliás conquistador, mas isto é outro caso.
Rogue One trata de um dos assuntos mais controversos da saga, a criação da Estrela da Morte. Um holograma dela aparece no Ataque dos Clones e no final do da Vingança dos Sith ela está praticamente pela metade? Tanto no universo expandido quanto no jogo "Star Wars Old Republic" é manifestada a existência de um tipo de metal em Alderaan (para onde Leia foi enviada e adotada pela família Organa), material extraído e inclusive utilizado pelo Imperador Palpatine na construção da arma. Pois bem, nos episódios III, IV, V, V, ela é o arsenal de fogo mais poderoso do Império e seus planos deveriam ser descobertos a qualquer custo. Não vou entrar em detalhes sobre o Despertar da Força. No episódio Uma Nova Esperança. a Estrela da Morte deveria ser destruída a qualquer custo, e o custo foi Alderaan, Os heróis Luke Skywalker, Han Solo, Chewbaka e os dróides R2-D2 e C3P-O
tinham em mãos um plano,Rogue One conta a história dos heróis que colocaram suas vidas em risco para conseguir este plano.