sexta-feira, 24 de outubro de 2008

32ª Mostra de Cinema de São Paulo

Até o dia 30 de outubro São Paulo irá "mostrar" 454 filmes em 22 salas de cinema que os pelotenses só irão ver em dvd. Em se tratando de filmes nacionais temos novidades como Última parada 174, de Bruno Barreto, representante do Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2009 e ainda terão os polêmicos Rinha de Marcelo Galvão, e Erva do Rato de Júlio Bressane. Algumas imagens dos filmes acima
Outros filmes que estarão representados serão:
Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen a trama acompanha Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Johansson), duas jovens estadunidenses que passam um verão na Espanha e se envolvem amorosamente com um pintor (Bardem) e a desvairada ex-mulher dele, personagem de Penélope Cruz. No elenco ainda estão Patricia Clarkson, Kevin Dunn e Lluis Homar, entre outros.



Queime Depois de Ler, dos irmãos Coenos Coen, filme que satiriza os filmes de espionagem. Seguimos um ex-agente da CIA, Osbourne Cox (John Malkovich), que pediu demissão quando a agência lhe ofereceu um posto burocrático. Cox sente falta da ação dos tempos da Guerra Fria, diz ele. Pois ação não falta quando o livro de memórias que Cox está escrevendo cai nas mãos de dois palermas, instrutores de academia, Linda (Frances McDormand) e Chad (Brad Pitt) - que querem lucrar com o material.

À trama de chantagem somam-se a esposa de Cox, Katie (Tilda Swinton), que o trai com um segurança do governo, Harry Pfarrer (George Clooney), que marca um encontro pela Internet com Linda, que antes de mais nada está querendo fazer umas plásticas para ficar mais jovem, e por aí vai... É a trama circular de um Grande Lebowski pontuada pelo tom farsesco e sarcástico, banalizando a violência, de um Fargo.

Desde os cartazes à la Saul Bass, passando pela trilha sonora "tensa", até o estilo de filmagem que evoca os Bournes da vida (câmera simulando mira telescópica, ponto de vista de satélite, etc.), tudo em que Queime Depois de Ler funciona em função da sátira ao gênero. Curiosamente, os Coen aliam a sátira à homenagem: é a segunda vez, depois de E aí, meu Irmão, Cadê Você?, que George Clooney aparece em um filme dos irmãos pegando um cineminha.

O melhor do filme, porém, não é a sátira ao visual das histórias de espionagem, mas à empafia do gênero. Queime Depois de Ler mostra que a vida dos espiões é tão ridícula quanto a nossa: até mesmo um 007 tem cheques sem fundo devolvidos, e quando Cox recebe uma ligação em seu telefone secreto no porão, é engano. Mais do que isso: pode haver mais intriga, segredos e traições em uma relação de marido e mulher do que numa relação EUA - Rússia.

Outro filme engraçado é Rebobine, por favor! Com Jack Black, Mos Def, Danny Glover e Mia Farrow. Jerry (Jack Black) trabalha num ferro-velho e tem muitas dores de cabeça. Ele acha que isso é por causa da rede elétrica que passa ali. Seu plano para sobotar as instalações dão errado e, para piorar, seu cérebro fica magnetizado. Isso faz com que ele destrua todos os filmes disponíveis na locadora de seu amigo (Mos Def). Para satisfazer a cliente mais leal da loja, uma senhora idosa, Jerry e o amigo contam com a ajuda da população da cidade e recriam as principais cenas e diálogos de filmes como "O Rei Leão", "Rush Hour", "Ghostbusters", "Quando Éramos Reis", "De Volta para o Futuro", "Conduzindo Miss Daisy" e "Robocop", entre muitos outros. O filme pode ser encontrado na íntegra no Youtube (em espanhol).


A Duquesa conta a vida da Duquesa de Devonshire, Georgiana Cavendish (Keira Knightley), que viveu de 1757 a 1806. De beleza invejada nas rodas sociais inglesas, Georgiana usou um pouco mais do que suas influências para participar do cenário político, numa época em que o direito de voto ainda levaria um século para ser concedido às mulheres.

O Casamento de Rachel conta a história da jovem Kym Buchman (Anne Hathaway) que após nove meses em uma clínica de reabilitação para viciados em drogas,vai voltar para casa para acompanhar as festividades do casamento de sua irmã, Rachel. Animada com a possibilidade de rever seus parentes e amigos, a moça se sente bem por já estar livre de qualquer substância há bastante tempo. Tudo isto faz com que ela tenha confiança para voltar ao ambiente familiar sem se preocupar com rusgas que deixou do passado.

Para quem gosta de ver as atrocidades cometidas pelo Exército dos Estados Unidos da América na guerra do Iraque, assista ao documentário de Errol Morris "Procedimento Operacional Padrão":

Um filme que não faz parte da Mostra, mas que gostaríamos de ver é Watchmen da graphic novel de Alan Moore e Dave Gibbons, agora transformados em movimento.
Não posso deixar de colocar o poster de Watchmen com o personagem que mais gosto na história: Rorschach.

Sala de Descontrole

E Para Terminar "Show Must Go On"

Composta por Waters no álbum The Wall Pink Floyd e mais tarde pelo Queen possuem a música com o mesmo título, sob diferentes aspectos ela...